O prefeito de Natal, Álvaro Dias, prorrogou nesta quinta-feira 1º a suspensão das aulas na rede municipal de ensino até o dia 30 de outubro de 2020.
O decreto 12.073 foi publicado na edição do Diário Oficial do Município desta quinta-feira 1º. A publicação segue o planejamento anunciado previamente pelo prefeito, que pretende suspender o calendário escolar até o fim deste ano em decorrência da pandemia da Covid-19.
O posicionamento da prefeitura é semelhante ao do governo estadual, que também cogita autorizar o retorno presencial das atividades somente em 2021. As aulas, tanto da rede municipal quanto da estadual, foram suspensas no fim de março, com o início das medidas de isolamento social.
Escolas particulares
No entanto, as escolas particulares da capital potiguar já estão autorizadas a funcionar desde 14 de setembro, por força de um decreto municipal. Os colégios precisam seguir protocolos rígidos de segurança sanitária para que a retomada seja segura para os alunos e funcionários.
O sindicato que representa as instituições preparou um protocolo próprio. No início de setembro, pais e professores realizaram um protesto para pedir o retorno. Em seguida, a retomada das aulas presenciais nas escolas particulares foi aprovada pelo comitê científico municipal sob argumentos de indicadores positivos avaliados através de estudos técnicos, a exemplo das quedas dos índices de transmissibilidade da doença e da taxa de ocupação de leitos públicos.